Como pedir o atestado para a testemunha?


As audiências ocorrem em horário comercial e muitas testemunhas precisam levar atestados para a empresa, comprovando o motivo da ausência, por isso hoje vou ensinar como pedir o bendito atestado na Justiça do Trabalho. Não é nada de outro mundo... Na verdade é bem simples!

Certos juízes já perguntam se alguma das partes precisa de atestado, mas se ele não perguntar, ao final da audiência você pedirá direto ao juiz. Exemplo: "Excelência, pela ordem, as testemunhas do reclamante precisam de atestado". Adapte a fala de acordo com a sua necessidade, obviamente.

Observações:

Quem pode precisar de atestado na audiência: reclamante, testemunhas do reclamante e testemunhas da reclamada. Para o preposto não é fornecido atestado (mas o nome dele já consta na ata de audiência e isso já é um comprovante de presença).

Já esteja com o RG da testemunha em mãos.

Alguns juízes fornecem o atestado na própria sala de audiências e outros pedem que você se dirija à secretaria e peça lá.

O atestado pode ser preenchido: 1. Pelo juiz; 2. Pelo assistente; 3. Por você. Observe o procedimento da Vara e siga-o.

Você pode pedir o atestado para a testemunha mesmo que ela não tenha sido ouvida. Nesse caso é possível que o juiz peça para ela entrar na sala de audiências (apenas para confirmar se a testemunha realmente compareceu).

Se lembrar do atestado só depois que sair da audiência, volte para a sala, aguarde uma folga do assistente e avise que você esqueceu de pegar os atestados. Ele fará na hora ou te encaminhará para a secretaria.

Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário! ;)

________________

Quer ser um especialista em audiências?


Curso: Audiência Trabalhista na Prática


Melissa

Formadas em 2003 e pós-graduadas logo em seguida ♡ Ajudando colegas desde 2015!

10 comentários:

  1. bom dia!
    sou pessoa jurídica tive uma ação trabalhista contra a minha empresa não pude comparecer e mandei um preposto mais aconteceu um problema familiar e ele não pode comparecer meu advogado apresentou todas as provas mais o juiz deu revelia pelo fato do preposto não ter comparecido e agora deu a intimação com um valor muito alto posso fazer algo para ter outra audiência para apresentar as provas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Converse com o seu advogado, pois tenho certeza de que ele adotará todas as estratégias possíveis para o seu caso. Só ele pode te orientar com precisão, pois tem acesso ao processo.
      Abraço e boa sorte! ;)

      Excluir
  2. Boa tarde,
    Na réplica de uma contestação trabalhista, que tem 2 réus no polo passivo, no PJE, tenho que protocolar uma para cada réu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Pode fazer uma peça só, desde que você indique certinho qual defesa está impugnando. Cuidado também para não fazer de forma genérica.
      Se precisar, tenho uma Mentoria Jurídica que pode ajudar: www.mentoriajuridica.com.br
      Abraço! ;)

      Excluir
  3. Bom dia! Uma testemunha foi em minha audiência e esqueceu de pedir atestado para apresentar a empresa que trabalha, já faz 2 semanas que houve a audiência. Pergunta: Há possibilidades de ele pedir o atestado após este prazo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Converse com o seu advogado, pois ele poderá te ajudar!
      Abraço! ;)

      Excluir