Passo a passo: da Distribuição da Ação à Sentença!


Vejo que muitos colegas tem dúvidas quanto à sequencia dos atos na Justiça do Trabalho. O que acontece em cada momento? Qual é o próximo passo? Pensando nisso elaborei um passo a passo para mostrar tudo o que acontece no processo desde o momento da distribuição da ação, até a prolação da sentença.

As coisas acontecem mais ou menos assim - clique na imagem para ampliar:


Digo que as coisas acontecem mais ou menos assim, porque cada processo é único. Se você não fez pedidos que precisem de perícia, por exemplo, esse passo não vai acontecer. Se você pediu só verbas rescisórias, é bem provável que não haja instrução e já seja marcado julgamento. Se você precisar ouvir testemunhas por carta precatória, provavelmente acontecerá uma audiência extra em outra cidade só para ouvir essa testemunha. E assim vai. Muitas coisas podem direcionar o processo por diferentes caminhos, mas a regra é acontecer como está esquematizado aí em cima.

Se você tem algum amigo em dificuldade, ou que também não sabe direitinho a sequencia dos atos, mande para ele esse passo a passo. A ideia é ajudar o maior número de pessoas possíveis! :)

E se quiser saber melhor como funciona cada audiência, veja aqui:

- Audiência Inicial

- Audiência de Instrução

- Audiência Una

Melissa

Formadas em 2003 e pós-graduadas logo em seguida ♡ Ajudando colegas desde 2015!

4 comentários:

  1. Olá, Melissa, Boa noite!
    Passei por uma situação diversa em uma audiência una, no momento em que me foi permitido ver a defesa o juiz não me permitiu que eu a lesse direito. Me deu menos de 5 minutos e ainda me repreendeu para que eu apenas olhasse rapidamente os documentos. O que fazer, já que sempre tenho audiências nessa mesma vara, co m o mesmo juiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Converse com o juiz e faça no prazo que a lei permite!
      Veja esse artigo:

      http://www.manualdoadvogado.com.br/2017/01/como-fazer-uma-replica-trabalhista.html

      Abraço! ;)

      Excluir
    2. Eu registraria protesto e no RO pedia reforma por cerceamento de defesa, inclusive, para fundamentar, eu gravaria em áudio a audiência.

      Uma sentença reformada nesse aspecto e o juiz não faria isso contigo.

      Excluir