Escritório virtual e Coworking para Advogados!


A colega Letícia Maria me perguntou o que eu achava de coworking para advogados e eu logo me animei a fazer um post!

Sejamos sinceros: quem está começando a carreira normalmente não tem como manter os custos de um escritório completo, muito menos com uma boa localização. Mas e se alguém alugasse para você um espaço prontinho? É exatamente assim que funciona o coworking!

Normalmente esses escritórios estão localizados em uma região nobre da cidade e oferecem um espaço completamente estruturado e pronto para começar a trabalhar. Existem vários tipos de serviços e você pode achar o que se encaixa melhor à sua realidade.

TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS

Escritório Virtual: você aluga um endereço comercial e fiscal para o seu escritório, mas não pode usar o espaço físico. O pacote pode incluir atendimento telefônico personalizado (com o nome do seu escritório) e recebimento de correspondências.

Estação de Trabalho: as estações de trabalho normalmente são aqueles espaços menores, com uma pessoa trabalhando ao lado da outra (mais ou menos assim). Os serviços que eu pesquisei incluíam o espaço de trabalho, um gaveteiro com chave, internet wi-fi, copa, recepção, atendimento telefônico e o uso da sala de reuniões.

Sala Individual: para quem precisa de mais concentração ou privacidade, alguns espaços oferecem também as salas individuais. Aqui normalmente está inclusa a sala, um gaveteiro, um armário, internet wi-fi, copa, recepção, atendimento telefônico e o uso da sala de reuniões.

Sala para Equipes: similar à estrutura da sala individual, mas com espaço mais amplo para receber uma equipe de trabalho (advogados associados, paralegais, estagiários e administrativos). Consulte no espaço o limite de pessoas que podem usar a sala.

Sala de Reuniões: pode ser alugada individualmente ou incluída em um plano mensal. Alguns espaços possuem salas com quadro branco, kit multimídia para apresentações e pequenos treinamentos. Inclui a sala de reuniões, telefone, internet e serviço de copa. Muitos permitem, também, a realização de coffe break.

Auditório: alguns espaços de trabalho contam com auditórios para palestras e treinamentos. Os que eu vi disponibilizavam o espaço com cadeiras, internet, telão, projetor, sistema de som e microfone.

VANTAGENS

- Baixo custo;
- Profissionalismo;
- Espaço pronto e bem decorado;
- Móveis ergonômicos;
- Ar condicionado;
- Serviço de recepção;
- Possibilidade de impressão e cópia no local;
- Internet wi-fi;
- Sistema de telefonia personalizado (falando o nome do seu escritório);
- Copa;
- Estacionamento no local;
- Limpeza e manutenção;
- Sala de reuniões;
- Possibilidade de conveniências (alguns coworkings oferecem serviços de correio, motoboy, etc).

DESVANTAGENS

- Pouco espaço para crescimento;
- Pouca margem para personalização;
- Compartilhamento do espaço de trabalho.

COWORKING x HOME OFFICE

As vantagens do coworking são várias comparadas às de um escritório próprio. Mas e se compararmos ao home office? 

É claro que a estrutura do coworking provavelmente será bem melhor do que a que você tem em casa, não só por conta da decoração, mas também pelas facilidades e serviços oferecidos, além do endereço comercial bem localizado.

Mesmo assim, acho que o home office tem algumas vantagens. Primeiro que ele obviamente é mais barato do que o coworking (ainda que menos profissional) e você pode personalizar da forma que quiser, montar uma biblioteca para colocar os seus livros, um armário para os processos, enfim, organizar a estrutura que precisar. Também tem outra vantagem que eu considero muito importante, que é a de não precisar se deslocar para lugar nenhum, o que economiza um tempão no trânsito. Além disso, você pode trabalhar a hora que quiser, não ficando restrito a nenhum horário de funcionamento.

CONCLUSÃO

Ache o que funciona para você! Na internet são oferecidos muitos espaços de coworking, inclusive alguns que são específicos para advogados. Você pode fechar um plano por hora, dia ou até por mês. Pesquise bastante até escolher um que se encaixe melhor à sua necessidade.

Você já usou um espaço assim? 
Compartilha a sua experiência nos comentários :)

________________

Crédito de imagem: Pressfoto - Freepik.com

Melissa

Formadas em 2003 e pós-graduadas logo em seguida ♡ Ajudando colegas desde 2015!

4 comentários:

  1. Tive (tenho) escritório próprio por mais de 20 anos, a cerca de 4 anos aluguei minha sala e comecei a trabalhar remotamente e contratei um serviço de escritório virtual. Confesso que no começo tive medo, mas hoje reconheço que foi a melhor coisa que fiz. Posso escolher o lugar que irei atender meu cliente, além de só me deslocar quando realmente for necessário. Tenho toda a infraestrutura (internet, água gelada e cafezinho), além de sempre estar em um endereço nobre. E tudo isso a um preço que não chega a 10% dos meus gastos anteriores.

    ResponderExcluir