Preparação para fazer várias audiências no mesmo dia!


Se você está pensando em ser advogado audiencista, pode ser que tenha que fazer várias audiências no mesmo dia (as vezes 6 ou mais), e isso exige muito preparo e organização.

Como percebo que tem vários colegas indo por esse caminho, resolvi compartilhar hoje como eu me preparo para fazer um grande volume de audiências na Justiça do Trabalho.

1. SEJA ORGANIZADO

Advogado não pode perder audiência de jeito nenhum. Por isso, você obrigatoriamente deve ter uma agenda ou uma pauta com todas as atividades do dia. A pauta que eu uso está disponível no blog junto com o Planner 2017 e você pode fazer o download aqui. Caso não se adapte a esse modelo, também já publiquei uma matéria com 7 ideias diferentes para organizar as suas tarefas, então não tem desculpa!

Procure não pegar no mesmo dia audiências em localidades diferentes, a menos que uma aconteça no primeiro horário e a outra bem no fim do dia. Os atrasos são muito comuns na Justiça do Trabalho e se não houver um bom espaço entre elas, pode ser que você não consiga atender alguma. 

Quando as audiências forem em Varas diferentes, mas em uma mesma localidade, recomendo que também não pegue audiências muito próximas, a menos que conheça bem a Vara e saiba que ela não atrasa, ou então que a primeira é uma Inicial e não vai atrasar. Já tive audiência que estava marcada para as 8:30h e mesmo assim não consegui atender a segunda, marcada para 11:45h, por conta do atraso na primeira. É um absurdo, mas acontece.

2. ANTECEDÊNCIA

Faça tudo com antecedência. Se programe, tenha acesso aos autos pelo menos um dia antes da audiência, chegue mais cedo, enfim, quando você trabalha com um grande volume de audiências, a chance de dar alguma coisa errada é maior, então tente sempre agir de forma antecipada para não ser pego de surpresa.

Na semana da audiência, também é altamente recomendável que você converse com o seu cliente e confirme o comparecimento dele e das testemunhas, se necessárias. Marque o encontro com uma hora de antecedência (se for Inicial ou Conciliação, meia hora é suficiente).

Também recomendo que entre no site do TRT e confirme a pauta de audiências e veja se a sua está incluída mesmo, para não perder a viagem.

3. ESTUDE

Recomendo que você tenha acesso ao processo pelo menos um dia antes da audiência. O PJE facilitou muito essa parte. Leia tudo: a inicial, a defesa, os documentos, os despachos e o que mais tiver no processo. Você deve ser a pessoa que mais conhece a ação!

4. ESTRUTURE CADA AUDIÊNCIA

Aqui começa a parte prática da coisa. Separe uma folha para cada uma das audiências que você fará naquele dia. No topo de cada uma, anote:

- Número do Processo
- Vara
- Horário
- Nome das partes
- Tipo de Audiência
- Documentos de representação (juntados, falta juntar alguma coisa, etc) 
- Principais pedidos

Esse é o cabeçalho básico para qualquer tipo de audiência e cada item é muito importante. Se na audiência forem ouvidas testemunhas, inclua também:

- Nome das testemunhas
- Trabalhou com o reclamante?
- De quando a quando?
- Em que horário?
- De onde trabalhava, conseguia visualizar as atividades do reclamante?
- O que ele fazia?
- E a testemunha?

Feito isso, com base no estudo do processo comece a rascunhar (separadas por matéria) todas as perguntas que pretende fazer. Anote aquilo que é prova e o que é contraprova. Faça uma lista de perguntas iniciais, que será modificada com base na conversa que você tiver com o preposto e com a testemunhas. Nessa conversa é que você saberá se precisa acrescentar ou tirar alguma coisa. Também verifique quem são as testemunhas da outra parte e anote se precisa fazer a contradita.

Na hora da audiência, mantenha essa folhinha sempre com você (fora da vista da parte contrária). Vá riscando as perguntas já feitas e anote as indeferidas. Caso elas não tenham constado em ata, peça para constarem.

Ao final, conste nessa mesma folhinha os próximos atos (apresentar réplica, quesitos, razões finais, etc) e datas (outra audiência, perícia, julgamento, etc).

Finda a audiência, guarde essa folha, revise a próxima e comece tudo de novo.

5. OUTRAS DICAS

- Se as audiências forem todas em uma mesma Vara e estiverem marcadas em sequencia, fique atento, porque pode ser que você tenha que adiantar a conversa com todos os clientes e testemunhas de todas as audiências. 

- Cada audiência feita equivale a dinheiro no bolso, mas não pegue mais do que consegue dar conta, porque se pisar na bola, você pode acabar perdendo o cliente.

- Pegue quantas audiências Iniciais, de Conciliação e Unas com perícia que conseguir, porque elas são rápidas e tranquilas de fazer. Muitas vezes não atrasam e, mesmo que atrasem, a maioria dos juízes deixa antecipar. 

- Mesmo em processos eletrônicos, tenha em mãos a inicial e a defesa (seja impressa ou digitalizada), pois você pode precisar consultar algum dado antes ou na hora da audiência.


Você audiencista? Tem alguma dica para acrescentar? Quer fazer alguma observação?
Deixa uma mensagem nos comentários!

________________

Quer ser um especialista em audiências?


Curso: Audiência Trabalhista na Prática



* Postagem feita a pedido da colega Allana Alves.
________________

Crédito de imagem: Freepik.com

Melissa

Formadas em 2003 e pós-graduadas logo em seguida ♡ Ajudando colegas desde 2015!

10 comentários:

  1. Mais uma vez me ajudando bastante!
    Apareceu algumas solicitações de audiências para eu ir, e três no mesmo dia. O bom é que serão na mesma Vara, mas eu estava preocupado por não ser muito experiente e nunca ter ido em audiência cuja inicial ou defesa não fui eu que fiz.

    Com suas dicas estou muito mais tranquilo.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Excelente o blog me ajudou muito, por atuo mais na cível obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Nati!
      Volte sempre que precisar <3

      Excluir
  3. Dra, tenho bastante receio de fazer audiências como correspondente, pq o que vejo no dia a dia do fórum são advogados pegos de surpresa, não muito iterados com o processo. Isso me deixa desconfortável e afasta um pouco a ideia de ao menos tentar.
    Vc diria que se programando vc evita essas surpresas?
    Seu site é demais, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que gostou do blog... Fico muito feliz :)
      Quanto à sua pergunta, se você se organizar dá para atuar como audiencista sem surpresas... Olhe todo o processo antes da audiência e se prepare, fazendo esses resuminhos que eu falei no post!
      Não tenha receio... Você é capaz!
      Abraço e sucesso ;)

      Excluir
  4. Excelentes dicas, como sempre! Aprendi e aprendo muito com você. Muito obrigada pelo seu blog, muito didático e de linguagem prática!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo site, muito esclarecedor.

    ResponderExcluir