receba nossas postagens no seu e-mail!

Manual do Advogado

Escrevo essa matéria especialmente para os colegas que tem o sonho de trabalhar em escritórios renomados e que são reconhecidos como os melhores de sua área. Trabalhei por 10 anos em um desses escritórios e tenho algumas dicas que podem te ajudar!

1. MELHORE O SEU CURRÍCULO
Se o seu currículo ainda não é atrativo, melhore-o fazendo cursos que agreguem valor. Invista em uma pós graduação em faculdade de primeira linha, aprenda uma segunda (ou terceira) língua, faça um estágio em outro país se possível, invista em trabalhos voluntários, enfim, destaque os seus pontos positivos e mostre-se como uma opção interessante para o contratante.

2. ATIVE O SEU NETWORKING

Todo mundo sabe que a indicação ainda é o método mais efetivo para conseguir um emprego. Por isso, acione os seus contatos de faculdade, faça cursos, participe de conferências jurídicas, feiras, palestras da OAB, troque cartões nas Varas do Trabalho e na pós graduação. Nada de vergonha nesse momento. As pessoas só saberão que você está no mercado de trabalho se você contar para elas!

3. USE O LINKEDIN

O LinkedIn ainda é uma ferramenta pouco usada, mas que pode fazer toda a diferença na sua carreira. Lá você consegue saber se alguém da sua rede de contatos está conectado com pessoas que trabalham em um dos escritórios que você admira. Em caso positivo, pergunte a essa pessoa para quem deve encaminhar o seu currículo. Mantenha o seu perfil atualizado, publique matérias e movimente a sua linha do tempo. Também faça conexões estratégicas sempre que possível.

4. ENVIE O SEU CURRÍCULO
Não dependa só dos contatos. Selecione os escritórios que estão dentro do perfil desejado e analise o site. Se houver um espaço próprio, envie o seu currículo pelo site mesmo. Se não tiver, identifique quem são os principais sócios ou o gestor do escritório e envie um breve e-mail se apresentando e anexando o seu currículo.
 
5. CUIDADO NA APRESENTAÇÃO
Conseguiu ser chamado para uma entrevista? Maravilha! Apresente-se vestido de acordo com o decoro exigido para a profissão, chegue 15 minutos antes e tente ficar tranquilo. Aqui no blog tem uma matéria cheia de dicas de como se portar em uma entrevista de emprego.
6. NÃO DESISTA
Mesmo que não seja chamado logo de cara, não desista! Pode não parecer, mas a rotatividade nesses escritórios é muito grande e eles estão sempre contratando novos profissionais. Mesmo que no momento a vaga não esteja aberta, pode ser que apareça uma oportunidade pouco tempo depois, então esteja preparado!

________________

Crédito de imagem: Freepik.com

Leia também

Deixe seu comentário