receba nossas postagens no seu e-mail!

Manual do Advogado

Uma das posições mais altas que se pode chegar na carreira jurídica em empresas é o cargo de Diretor. 
Os salários bastante atrativos e o status levam muitos colegas a almejar essa posição. Se esse é o seu caso, quero conversar um pouquinho com você sobre o perfil dos Diretores Jurídicos mais admirados do Brasil e o caminho que você provavelmente terá que seguir se também quiser chegar até lá (essas informações são resultado de uma pesquisa super legal que a Análise faz todo ano com mais de 1.300 profissionais e publica no anuário Executivos Jurídicos e Financeiros).
Seguem as 8 características dos Diretores Jurídicos de mais sucesso no Brasil:
1. SEXO/ IDADE
Como sempre, a maioria dos advogados que chegam à posição de Diretor Jurídico em empresas são homens (62%), mas a presença das mulheres nos departamentos jurídicos está crescendo a cada ano e, inclusive, o profissional destacado como mais admirado na área em 2017 foi uma mulher: a Josie Jardim, da empresa GE.
Quanto à idade, a média é de 44 anos, sendo que a maioria tem cerca de 20 anos de experiência no mundo do Direito. Esse dado é bastante importante, porque já mostra o quanto você precisará se dedicar antes de ser elegível a uma posição de destaque.
2. FORMAÇÃO
A formação em Direito é quase unânime, então você já está na vantagem. Mas a maioria não parou por aí. 86% continuou estudando e optou por fazer algum curso após a faculdade, seja pós-graduação, mestrado ou MBA. 
3. IDIOMAS
Outro dado interessante é que 97% fala inglês e 41% espanhol. Se você ainda não fala outra língua, é bom começar a pensar sobre o assunto.
4. SALÁRIO E BENEFÍCIOS
Como eu já disse, os salários são bastante atrativos. É claro que existe uma variação de acordo com o tamanho da empresa (até porque uma empresa de 500 pessoas não pagará o mesmo que uma multinacional com várias filiais), mas a variação é de R$ 15.000,00 a mais de R$ 50.000,00.
As empresas também oferecem benefícios muito interessantes para reter os profissionais, como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio alimentação, PLR, cursos, previdência privada e alguns chegam até a receber benefícios melhores, como carros, 14° salário, moradia, subsídio da escola dos filhos, etc. (mas isso também varia de acordo com o porte do empregador).

5. EXPERIÊNCIA
A maioria é bem experiente (falei aí em cima que são 20 anos em média), mas o que eu quero destacar aqui é que 68% dos Diretores Jurídicos já trabalharam em escritórios de advocacia antes de alcançarem essa posição, e isso é bem natural, já que os escritórios de contencioso de massa são uma ótima escola para se preparar para o tipo de tarefa que o cargo exige.
6. RESPONSABILIDADES
Eles normalmente se reportam diretamente ao principal executivo da empresa (normalmente o Presidente/ CEO) e cuidam só da área jurídica, mas em algumas empresas é necessário que o Diretor Jurídico agregue a gestão de outras áreas também, como Administrativo, RH, Contabilidade, Financeiro, etc.
Além disso, a maioria tem uma jornada de trabalho de 10 a 12 horas e 94% costuma levar serviço para casa (alguns de vez em quando e outros com frequência). Essa informação é crucial para quem tem o objetivo de virar Diretor, porque certamente terá que sacrificar muitas coisas para dedicar esse tempo ao trabalho.
7. ATUALIZAÇÃO
Além da atualização nos estudos, a maioria também se atualiza sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, seja através de portais de notícias, rádio, jornais ou revistas online.

8. QUALIDADES E DEFEITOS
A maioria considera possuir como qualidade a persistência e a perseverança. Foi apontado pela maioria como defeito a ansiedade e a impaciência.

BÔNUS: APOSENTADORIA

Quero finalizar com uma informação muito interessante: a maioria pretende continuar trabalhando mesmo quando reunir as condições legais para se aposentar, mantendo a atividade profissional, ainda que não remunerada.
Resumindo, o perfil é esse:

Agora que você já sabe o perfil dos profissionais, já pode começar a traçar as metas e estratégias para chegar até lá. Não precisa ter pressa de fazer tudo de uma vez, pois se tornar Diretor é um objetivo a longo prazo, mas sugiro que comece a investir no seu futuro assim que puder.

Se você achou esses dados interessantes, sugiro outras matérias que já fiz com base nos dados da Análise, pois eles sempre reúnem informações muito legais:

_________________

Crédito de imagem: Freepik

Leia também

Deixe seu comentário