5 dicas para o empregador melhorar o ambiente do trabalho!


Parte do trabalho do advogado é atuar de forma preventiva, ajudando o cliente a corrigir situações que podem virar processos e é exatamente por isso que convidei o Victor para escrever sobre de que forma o empregador pode contribuir para melhorar o ambiente de trabalho!
 
____________________________________


Você já viu aqueles rankings que listam as melhores empresas para se trabalhar? Dentre os vários fatores que fazem a diferença segundo os trabalhadores, um dos mais importantes diz respeito à qualidade do meio ambiente, afinal diversão e trabalho podem sim andar lado a lado dentro de uma empresa!

Mas como misturar esses dois fatores para criar um melhor ambiente de trabalho? 

#1 - DESCONTRAÇÃO

A primeira dica é criar um espaço para descontração. No mundo empresarial, nomes como Too Faced, Google e Facebook optaram por ter ambientes de trabalho que tenham, ao menos, uma sala descontraída para que seus funcionários relaxem, seja conversando ou realizando alguma atividade divertida, em seus intervalos. O que leva a segunda dica...

#2 - GESTÃO DE HORÁRIOS

Como falei nessa matéria, a Reforma Trabalhista trouxe uma série de inovações, inclusive a flexibilidade das horas de trabalho, o que permite a realização de cursos e organização da jornada de forma mais adequada à necessidade das novas modalidades de trabalho.

Mesmo empresas que não tem horários flexíveis também podem contribuir para melhorar o ambiente através da permissão de pausas – seja para tomar um café ou só mudar de ares mesmo, porque esses intervalos ajudam a tirar o foco dos problemas e do stress, sendo que o trabalhador pode retomar suas atividades logo em seguida com a cabeça mais leve e um ânimo renovado.

#3 – DRESS CODE

Muitas empresas mais modernas já permitem que os funcionários usem roupas informais, o que deixa o ambiente empresarial bem mais descontraído. As que ainda obrigam o uso de roupa formal – seja pelo ramo de atividade ou posicionamento da marca, podem optar por estabelecer a sexta-feira como o Casual Day, dia em que os empregados podem se vestir de forma mais despojada, contribuindo para um ambiente mais espontâneo.


#4 - CONFRATERNIZAÇÕES

Um dos grandes problemas da sociedade atual é que as pessoas estão cada vez mais vivendo em suas próprias bolhas. Caso o empregador queira funcionários mais unidos, como numa família, ele poderá propor algumas celebrações ao longo do ano. Festas da empresa podem ser feitas em várias épocas, afinal, temos Carnaval, Festa Junina, Páscoa, entre outras. Permitir o convívio fora do ambiente do trabalho também promove o espírito de equipe.

#5 - CONFIANÇA

Mas o mais importante é a confiança nos colaboradores. E vice-versa. No fim das contas, o que realmente importa: Ter trabalhadores motivados, felizes, que gostam do que fazem e que são reconhecidos pelo seu trabalho ou trabalhadores presentes 8 horas por dia apenas por obrigação?
A melhor maneira de estimular a confiança mútua é estabelecer uma comunicação aberta e ouvir o que todos têm a dizer e dar feedback. Por mais que o escritório seja um ambiente profissional, é importante conhecer seus funcionários como indivíduos. Tudo isto resulta em união e espírito de equipe entre as pessoas que partilham o mesmo espaço e os mesmos objetivos, dia após dia.

Lembrando que colaboradores motivados são colaboradores produtivos!









Crédito de imagem: Freepik

Melissa

Formadas em 2003 e pós-graduadas logo em seguida ♡ Ajudando colegas desde 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário