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Manual do Advogado

Ao atuar na área Trabalhista você terá que fazer uma opção: advogar para o reclamante (trabalhador) ou para a reclamada (empresa). O que será que é melhor escolher?
Para responder essa dúvida, resolvi fazer uma listinha de prós e contras, aí você decide!
RECLAMANTE
Prós:
Possibilidade de ganhos imediatos com acordos;
Os próprios clientes te indicarão para os colegas;
O trabalho é um pouco mais simples (normalmente o reclamante alega e a reclamada faz o impossível para se defender).
Contras:
Valores incertos no final do mês e às vezes pequenos;
Normalmente os reclamantes não entendem muito o processo, então ligam sempre para saber o andamento, tirar dúvidas, mas mesmo assim continuam confusos e desconfiados.
Sejamos sinceros: muitas vezes advogados de reclamante tem que “pegar na mão” mesmo (ligar, saber se está vindo para a reunião ou audiência, garantir que não chegue atrasado, que leve testemunhas, que entregue todos os documentos, etc. Normalmente eles não entendem a importância de fazer cada coisa no momento oportuno e acham que dá para fazer depois, sendo que na maioria das vezes não dá).
RECLAMADA
Prós:
Normalmente os ganhos são fixos e em valores maiores;
Para a reclamada, em regra basta um relatório no fim do mês e alguns esclarecimentos pontuais sobre os processos mais importantes;
Já entendem a dinâmica processual e chegam no horário marcado, entregam o que tem que entregar e contribuem para o andamento do processo.
Contras:
Normalmente não se ganha participação no resultado do processo;
Não há muita indicação entre empresas;

O processo de defesa é bem complexo, muitas vezes exigindo resgatar documentos difíceis, levar testemunhas de um período muito remoto e fazer provas complicadas, além do fato da maioria dos juízes pender para o lado do reclamante, demonstrando parcialidade (sim, isso acontece e muito).

Bom, eu já fiz os dois lados e confesso que, mesmo com todas as dificuldades, prefiro defender as reclamadas.
E você? 😉

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