receba nossas postagens no seu e-mail!

Que horas o reclamante pode falar na Audiência Trabalhista
A audiência é um conjunto de coisas que devem acontecer no momento certo e isso inclui o momento do reclamante falar com o juiz.
Percebo que muitos advogados não orientam seus clientes nesse sentido, o que leva a uma audiência em que o reclamante tenta falar a todo momento, chegando a interromper o juiz. A culpa, obviamente, é do advogado, que não explicou como as coisas devem acontecer.
Toda a fala da audiência, seja do reclamante ou da reclamada, é feita apenas pelo advogado, exceto nesses casos:
1. Cumprimentos de praxe (“bom dia”, “boa tarde”, etc).
2. Depoimento pessoal do reclamante.
3. Quando o juiz fizer uma pergunta diretamente ao reclamante.
Nos demais casos, oriente o seu cliente a não se manifestar. Se ele começar a falar, interrompa-o no mesmo momento e baixinho informe que ele não pode falar naquele momento e que se ele tiver alguma dúvida, pode falar direto com você (se for o caso, deixe um pedaço de papel para ele escrever durante a audiência, assim vocês podem se comunicar).

⚡️ DICA EXTRA

Leve um checklist com o roteiro da audiência e esboço das perguntas, pois isso facilita a sua condeta profissional. Anote nessa lista também as perguntas que forem indeferidas, ok?

Lembrando que é papel do advogado deixar o cliente seguro de como o processo transcorrerá e isso só é possível com transparência e uma explicação minuciosa de cada passo. Lembre-se que para você aquilo é corriqueiro, mas para o reclamante é tudo novidade!
Se você já teve uma experiência nesse sentido, conta aí nos comentários! 😉

________________

Crédito de imagem: Freepik

Leia também

Deixe seu comentário

8 Comentários

  • Paulo Roberto de Lima
    18 junho, 2019

    Bem eu sou cliente. E eu fui pra minha audiência e o qie aconteceu,o meu advogado ficou mudo e calado e não me deixou falar nada. A testimunha da empresa mentiu avontade, eu. fiquei catucando ele sobre isso e ele não quis ouvir as 2 outras testimunha qie eu levei e terminou eu perdendo a ação na primeira estancia.
    Então se é pro Reclamante ficar calado. Praque ele ir a audiencia?????. Não faz sentido.

    • Melissa Santos
      Melissa Santos
      18 junho, 2019

      Oi, Paulo! Tudo bem?
      O reclamante pode falar na audiência, mas tem um momento certo para isso, conforme eu expliquei no texto.
      Comparecer na audiência é importante, já que a ausência importa em pena de confissão 😉

  • Melissa
    23 agosto, 2018

    Oi, tudo bem?Você deve conversar com o seu advogado!Boa sorte 😉

  • Unknown
    17 agosto, 2018

    Olá doutora Melissa!!!TEREI UMA AUDIÊNCIA TRABALHISTA DE TANTO ESFORÇO EXECUTANDO TRABALHOS PARA HOMENS FIQUEI COM ARTROSE É HÉRNIA NA LOMBAR .MEU ADV.PEDIU Q EU PAGASSE UM PERITO JUDICIAL PARA AJUDAR NA AUDIÊNCIA… ISSO É CERTO? BJS

  • Melissa
    20 julho, 2018

    Só atuo na área Trabalhista… Não saberia como ajudar 🙁

  • Sildineia ezidio dias
    09 julho, 2018

    Eu denunciei uma veterinária q fez procedimento errado no meu cachorro sofreu mto e morreu. As testemunhas ela só falaram mentira assim como ela. Agora vamos ter audiencia em Curitiba para finalizar os depoimentos pois ela fez procedimentos contra o código d ética e sem minha permissao, termos 15 mim para falar vc poderia me ajudar com esses 25 minutos por favor

  • Melissa
    14 junho, 2018

    Paulo, tudo bem?Você deve conversar com o seu advogado!Boa sorte 😉

  • Paulo Roberto de Lima
    10 junho, 2018

    Eu mesmo fui pra audiência com o meu advogado eu queria que ele falasse com o juiz pra que eu desse o meu depoimento pessoal. Mas ele não quis. Eu levei 3 Testimunhas mas ele so quis ouvir so uma enquanto a reclamada so levou uma que mentiu disfarçadamente e o juiz terminou negando todos os meus pedidos por causa do depoimento da unica testimunha da reclamada. Tivemos agora que entra com o recurso.