Valores Trabalhistas (a partir de 01/08/2024) ─ Custas: 2% sobre a condenação | Depósito Recursal em Recurso Ordinário: R$ 13.133,46 • Recurso de Revista: 26.266,92 • Embargos: R$ 26.266,92 • Recurso em Ação Rescisória: R$ 26.266,92 • Agravo de Instrumento: metade do valor do depósito do recurso que pretende destrancar (art. 899, §7º da CLT)
Carreira

3 formas de divulgar o seu escritório!

A primeira dificuldade que qualquer advogado enfrenta na carreira é formar uma carteira de clientes. Muitos não sabem como começar e até onde podem divulgar seu trabalho, já que a OAB possui regras muito rígidas e específicas para publicidade.
Pensando nisso, hoje vou compartilhar 3 formas de divulgar o seu escritório:

CARTÃO DE VISITAS

Essa é a forma mais tradicional de divulgação, mas que deve ser usada corretamente. Distribuir os cartões aleatoriamente não trará um resultado efetivo. Ao invés disso, você deve comentar informalmente com as pessoas que é advogado e andar sempre com os seus cartões de visita. Digo sempre mesmo. Pode ser que, por exemplo, na fila da farmácia alguém reclame sobre uma medicação de alto custo que não consegue receber do governo. Vocês começam a bater papo, aí você comenta que é advogado, entrega um cartão e pede para a pessoa te procurar, pois existe uma medida legal que pode ser tomada obrigando o fornecimento da medicação. Esse método funciona e as possibilidades aqui são infinitas. Deixe as pessoas saberem que você é advogado também nos círculos que frequenta: família, amigos, clube, futebol, igreja, etc. Acredite em mim: quando as pessoas souberem que você é advogado, elas vão te procurar!

ANÚNCIO EM SALAS DA OAB

Todas as salas da OAB tem em seus quadros anúncios de interesse geral. Você pode conversar com o responsável e pedir autorização para divulgar o seu escritório. Num quadro desses é mais difícil atingir o cliente final e se tornar o patrono de alguma ação, mas, em compensação, abre-se uma oportunidade muito interessante que é a de atuar como audiencista para outros escritórios e, assim, conseguir capital de giro para o seu.

PÁGINA DO FACEBOOK

Monte uma página do seu escritório no Facebook. O objetivo não é divulgar o seu trabalho, mas produzir um conteúdo de qualidade, trazendo informações interessantes e relevantes para o público que você quer atingir. Pode ser por meio de frases, matérias, etc. Por exemplo, se o seu foco é Direito do Trabalho, você pode compartilhar informações dos Tribunais, decisões importantes sobre a área e até conquistas suas como advogado (exemplo: indicação a uma premiação). O que não pode é escrever “Precisa de um advogado? Me consulte!”. Até porque publicações desse tipo não surtem efeito no Facebook. O que vale é produzir um conteúdo bem selecionado e cuidado, com visual bonito, moderno e em linguagem de fácil entendimento do seu público alvo. Quanto mais viral a publicação se tornar, mais pessoas chegarão até a sua página e, conhecendo o seu trabalho passarão a confiar em você. Confiando, poderão te contratar. A ideia aqui é construir um relacionamento de confiança, se tornando referência na área para o potencial cliente.

DICA EXTRA

Se você resolver atuar como advogado especialista em uma área, forme uma rede de contatos para trocar indicações. Sempre que alguém te procurar com um problema de outra especialidade, você repassa ao colega e sempre que alguém procurá-lo com uma necessidade na sua área, ele te indica!

Existem muitas outras coisas que você pode fazer, mas resolvi compartilhar essas 3 formas de divulgar o seu escritório, porque são ações bem fáceis de implementar e a maioria é gratuita (com exceção do cartão de visitas, que também não custa mais do que R$ 80,00 o milheiro).

Se tiver outra dica relevante para os colegas, escreva nos comentários.

Quando falamos sobre conquistar clientes, estamos falando de saber Prática Trabalhista, saber trabalhar de verdade.

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Crédito de imagem: Business photograph designed by Pressfoto – Freepik.com
Formada em 2003 e pós-graduada logo em seguida. Já atuou em alguns dos escritórios trabalhistas mais admirados do Brasil. Em 2015 criou o portal Manual do Advogado e o site Mentoria Jurídica.

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8 Comentários

  1. Vera Oliveira says:

    Excelente site!!
    Sou secretária/assessora virtual para advogados, e compartilho todas essas perfeitas dicas no meu instagram de trabalho.
    Parabéns Melissa!!

  2. Melissa says:

    Verdade, George! 😉

  3. George Dias Oliveira says:

    Excelente site, dicas interessantes. Atualmente a diversas formas éticas de fazer seu marketing na advocacia, todas conforme as normas éticas, temos as redes sociais principais (instagram, fanpage, google+, twitter) cada uma com sua forma particular de atrair possíveis clientes. Cartão de visita é fundamental, assim como contatos e amizades com qualquer um, isso mesmo, com qualquer um até alguém que estar ao seu lado no ponto de ônibus. Claro que é melhor criar amizade e não “implorar” contratação… Existem muitos métodos éticos e sofisticados, alguns conhecidos por poucos mas que são super “rentáveis”. Boa sorte a todos e que venha muito sucesso aos que se arriscam.

  4. Melissa says:

    Oi, Letícia! Tudo bem?Acho o sistema de coworking muito interessante!Pode deixar que farei um post sobre o assunto. Tenho algumas publicações já programadas, mas a matéria sai ainda em fevereiro, ok? Obrigada pela sugestão! 🙂

  5. Melissa,O que você acha do coworking para advogados autônomos? Faz uma matéria, pleasee 🙂

  6. Melissa says:

    Que bom, Naiara!Obrigada pela visita 🙂

  7. Anônimo says:

    ADOREI AS DICAS! Naiara Pinho. Rio de Janeiro/RJ.

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