receba nossas postagens no seu e-mail!

analise advocacia 500

Eu AMO as publicações da Análise, porque são cheias de conteúdo relevante e incrível! Já fiz várias matérias sobre elas aqui no blog e hoje queria falar um pouco sobre a Análise Advocacia 500, que traz o ranking dos advogados mais admirados do Brasil no ano de 2018.

Mas por que ler essa revista?

Porque é muito mais do que uma revista! Todo o conteúdo do anuário é super rico e traz informações que você não teria acesso em outro lugar, sabe? É como entrar em um clubinho secreto e descobrir coisas que você só saberia com muitos anos de profissão. O pulo do gato é que com esses dados é possível traçar exatamente o perfil de profissional que você quer ser no futuro e ter acesso aos passos para chegar lá, mas disso eu vou falar mais para baixo.

Se interessou? Então vem comigo 🙂

Em um primeiro momento a publicação pode parecer um pouco técnica e é exatamente por esse motivo que hoje quero dar 7 dicas para você aproveitar ainda melhor toda a riqueza de conteúdo que o que esse anuário te entrega!

1. LEIA AS PRIMEIRAS PÁGINAS

Sei que dá vontade de pular o começo da revista e ver logo quem foram os indicados, mas vá com calma, porque essa introdução traz muitas coisas interessantes, como a evolução do anuário, a metodologia para seleção dos vencedores e os critérios da pesquisa. Você já vai perceber logo de cara como essa publicação é séria e muito relevante para o mercado jurídico!

2. CONHEÇA O PERFIL DAS EMPRESAS PESQUISADAS

Já no finalzinho da metodologia, vale a pena conferir o quadro com o perfil das empresas pesquisadas pra entender o grau de exigência que elas tem com os escritórios que contratam. Pense que são essas mesmas empresas, que faturam milhões (algumas bilhões) e precisam de assessoria jurídica constante, que estão endossando o trabalho dos advogados eleitos e classificando sua atuação como admirável!

3. SE GUIE PELA DIVISÃO DO ANUÁRIO

A Análise 500 é dividida por especialidade, por setor econômico e por Estado, o que ajuda MUITO a direcionar o perfil profissional que você quer alcançar. Como?

Se você, por exemplo, se sente vocacionado a advogar em Direito Ambiental e quer tentar trabalhar com os melhores profissionais desse segmento, basta abrir na página que traz os mais admirados dessa especialidade e descobrir se eles estão no seu Estado e quais passos está disposto a tomar para se juntar àquela banca.

Já se você tem o sonho de advogar para empresas do ramo farmacêutico, pode ir até a página específica desse segmento e descobrir quais são as especialidades jurídicas mais demandadas, os escritórios de full service, abrangentes e especializados que mais foram indicados e os advogados mais lembrados por quem contrata esse serviço jurídico.

Agora, se você atua no Mato Grosso (ou em qualquer outro Estado) e quer descobrir quem são os escritórios top da sua região, basta procurar a página certinha e ver os indicados.

4. BUSQUE INSPIRAÇÃO NO “RETRATO DOS ELEITOS”

Essa é uma das partes mais legais da revista, onde é possível descobrir, por exemplo, que a maior parte dos advogados indicados pelas empresas tem entre 41 e 50 anos de idade, mais de 20 anos de profissão, fizeram mestrado e falam inglês (tem outras informações bem legais lá, mas não vou contar tudo para não estragar a surpresa).

Acho bem legal saber dados assim, especialmente para quem está no começo da trajetória profissional, porque isso traz um pouco de serenidade e foco, sabe? Serenidade, porque pra mim fica bem claro que a admiração vem com o tempo e você pode usar o seu da melhor forma possível para se destacar profissionalmente. Já o foco é diante da possibilidade de pensar como você se vê em 5 ou 10 anos e traçar o passo a passo para chegar lá. Se, por exemplo, 96% dos mais admirados falam inglês, advinha o que você terá que se programar para fazer? Estudar inglês!

No anuário existe, ainda, um ranking das faculdades onde esses profissionais estudaram e isso é uma informação que não tem preço! Você não pode mudar onde fez a sua graduação, mas sempre pode melhorar o currículo se especializando em instituições de ensino prestigiadas (na publicação tem a lista nacional e internacional onde a galera se especializou). #partiuestudar

5. SAIBA O QUE O CLIENTE ESPERA DE VOCÊ

Além do perfil dos profissionais, a Análise entrevista os executivos das maiores empresas do Brasil (aquelas que você sempre sonhou representar, sabe?) e eles contam EXATAMENTE o que esperam de um escritório de advocacia. São informações altamente relevantes e exclusivas, como o que influencia na hora de escolher um escritório, o que faz com que eles encerrem um contrato, quais as maiores reclamações e um monte de outras coisas bacanas, tudo isso direto da fonte!!!

Não vou revelar nenhum dado dessa parte, porque essa informação é muito muito MUITO seleta e por si só faz valer a pena a compra do anuário! Sério! Em que outro lugar você poderia descobrir o perfil de profissional que preferem contratar? Ou quais as demandas que as maiores empresas do Brasil esperam ter no próximo ano? Corra, compre a revista, se adeque e vá atender essas demandas! 😛

6. FAÇA NETWORKING – 📢 ALERTA DE DICA MARA!!!

Que networking é importante todo mundo já está cansado de saber, né? E essa revista é uma gema preciosíssima para isso! Selecione os profissionais que mais se destacaram para você (por área, por especialidade, por Estado, não importa) e envie um pedido de conexão no LinkedIn – mas pelo amor de Deus, que o seu perfil esteja bem arrumado, porque essa será a primeira impressão que aquele profissional terá de você!

Caso a pessoa aceite o seu pedido de conexão, envie uma mensagem agradecendo e parabenizando pelo destaque alcançado em 2018 como um dos advogados mais admirados do Brasil.

Se o resultado for positivo, você pode convidar o profissional para tomar um café (escolha um lugar bacana e pague a conta), falando que é iniciante na profissão e que será muito enriquecedor poder ter a oportunidade de conversar e ouvir dicas de alguém que já tem uma perspectiva muito mais consolidada da profissão. Quem sabe isso vira uma mentoria no futuro… De verdade: essa é uma das dicas mais preciosas que eu já dei no blog!

7. ENVIE CURRÍCULO

Melhor do que se inspirar nos melhores é aprender com eles e isso acontece muitas vezes na prática do dia a dia, então aproveite para mandar currículos!

No anuário tem uma seção chamada “Diretório” com mais de 120 páginas de escritórios de advocacia com nome, site, endereço, telefone, categoria, áreas de atuação, nome dos principais sócios e desempenho no Advocacia 500 ao longo dos anos, ou seja, informação top e exclusivíssima!

 

Você pode adquirir esse e outros anuários nas maiores bancas do Brasil ou na loja virtual deles.

Mais uma vez eu agradeço a parceria do amor de sempre com a Análise! ❤️

______________________

Crédito de imagem: Freepik

Leia também

Deixe seu comentário