receba nossas postagens no seu e-mail!

O Direito é o instrumento de trabalho dos advogados para se alcançar a justiça social.

O papel do advogado em uma ação trabalhista é fundamental, pois ele será o representante técnico-legal das partes em uma ação judicial.

O que é perícia?

Podemos definir a perícia judicial como o exame de situações ou fatos relacionados a coisas e pessoas, praticado por especialistas na matéria que lhe é submetida, com o objetivo de elucidar determinados aspectos técnicos.

Quem pode ser perito?

A palavra “Perito” deriva do latim “Peritus” e significa sábio, experimentado, hábil, prático em uma ciência ou arte.

O Perito deverá ser um profissional qualificado, que detenha o saber técnico, com conhecimentos especiais para auxiliar a justiça, as autoridades policiais e a administração pública.

Qual é o papel do advogado na perícia?

O papel do advogado, em um processo pericial, costuma ser fundamental, quando este profissional é proativo e colaborativo, ou seja, ele auxilia de modo eficiente, na orientação das partes e na comunicação com o perito, incluindo a separação e o fornecimento da documentação do autor do processo e da empresa reclamada, como por exemplo:

  • exames
  • relatórios
  • análises
  • laudos conclusivos, etc.

Sabe-se também que muitos advogados acabam auxiliando seus clientes (autor do processo e a empresa reclamada), quanto às datas das perícias e nas informações necessárias a serem repassadas durante o acontecimento das perícias, tanto clínica, como ocupacional (vistoria técnica pericial das atividades).

Pode-se observar, desta forma, que o perfil profissional do advogado será também influenciador na celeridade do andamento processual e na eficiência do curso pericial, uma vez que o papel deste profissional supera as questões técnica legal.

___________

Crédito de imagem: Senivpetro – Freepik

Thiago Mari de Vuono

Fisioterapeuta (CREFITO-3: 67990-F); sócio diretor da TMV Ergonomia; especialista em fisioterapia do trabalho e ergonomia; perito e assistente técnico em ações judiciais por distúrbios osteomusculares (DORT); consultor de ergonomia e saúde ocupacional. Atuação profissional em São Paulo capital e região há mais de 10 anos.


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Carlos Antonio Nunes
    30 julho, 2019

    Boa noite Melissa tem como encerrar um processo trabalhista na segunda audiência