Foi negado seguimento ao seu Agravo de Instrumento no TST? Essa matéria é para você!
Ao interpor o Recurso de Revista, existe a possibilidade dele ter o seguimento denegado por despacho. Para destrancar a Revista e tentar o seguimento, deve ser interposto Agravo de Instrumento.
Mas o que acontece se o seu Agravo de Instrumento tiver o seguimento negado no TST?
O Regimento do TST permite que seja interposto Agravo Interno, nos seguintes termos:
Art. 265. Cabe agravo interno contra decisão dos Presidentes do Tribunal e das Turmas, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ou de relator, nos termos da legislação processual, no prazo de 8 (oito) dias úteis, pela parte que se considerar prejudicada.
Parágrafo único. Ressalvam-se os casos em que haja recurso próprio ou decisão de caráter irrecorrível, nos termos do Regimento ou da lei.
Só que tenha muito cuidado, porque o artigo 266 do RITST (Regimento Interno do TST), logo na sequência, traz uma série de disposições importantes, prevendo, inclusive, a aplicação de multa em caso de recurso protelatório:
§ 5.º Quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada entre 1 e 5% (um e cinco por cento) do valor atualizado da causa.
Assim, cabe ao advogado avaliar a pertinência de cada recurso e verificar se vale a pena insistir na interposição! 😉
_______________________
Crédito de imagem: Freepik
31 Comentários
Dra. bom dia, meu pai esta com um processo conta uma multinacional, o TST NEGOU SEGUIMENTO ao agravo de instrumento, e até o momento a empresa não entrou com novo recurso. meu pai já estava com a sentença ganha nas instancias anteriores ao TST, como já se passaram 3 meses da negação do agravo creio que a empresa já aceitou que perdeu a causa correto? Se sim, quanto tempo leva para que o processo volte para a vara regional e saia a sentença oficial de pagamento do crédito? Será que isso teria chance de ocorrer ainda em 2019 ou ficaria para a volta do recesso de 2020? Agradeço se conseguir me dar uma luz..
Oi, Bruno! Tudo bem?
O ideal é conversar com o advogado do seu pai.
Boa sorte 😉
Boa noite Doutora, gostaria de saber o que acontece depois de ser negado agravo de instrumentos? Quantos dias a empresa tem para entrar com um novo recurso?
Leandro, tem um passo a passo aqui no blog que mostra todas as fases do processo.
Vou deixar aqui embaixo para você:
https://www.manualdoadvogado.com.br/2017/03/passo-a-passo-sentenca-ao-transito-julgado.html
Boa noite,seu pai teve êxito? Meu caso é a mesma do seu pai,
Drª Melissa, parabéns pelo seu modo de expressar um tema tão complexo que é o direito. Até eu que sou ligo compreendi suas explicações! Se puder, me ilumine numa questão. Tenho processo trabalhista contra empresa pública federal que está em AIRR no TST. foi negado o AIRR no TST em 15/10 e como a empresa goza de dobro de prazo, contei 30 dias úteis a partir da publicação em 15/10/19. Estamos em 03/12/19 e nada ocorreu após essa publicação. É normal? achei que, se empresa entrasse com recurso, após o 30º dia iria aparecer no site TST ou, caso não entrou, aparecer o “transito em julgado”. Estou pensando “juridicamente corretamente”? Agradeço sua atenção.
Oi! Tudo bem?
Que bom que entendeu as explicações 🙂
Quanto à sua dúvida, o ideal é conversar com o seu advogado.
Boa sorte!
Boa tarde Doutora, gostaria de tirar uma dúvida
Se um agravo de instrumento em recurso de revista for negado no TST, o que acontece com o processo? volta para sua origem? se sim, demora?
Se não tiver interposição de recurso, volta sim 🙂
Dra..Quando o recurso de revista e recurso de estrumento e negado no TST, existe outro recurso que pode por
Oi, Edson! 🙂
Os recursos são esses aqui:
https://www.manualdoadvogado.com.br/2017/03/passo-a-passo-sentenca-ao-transito-julgado.html
Gostaria de tirar duas dúvidas trabalhistas.
Boa tarde Dr, me tira duas duvidas por favor, 1- teve um acórdão que a decisão por assim. POR UNANIMIDADE DE VOTOS, CONHECER DO RECURSO ORDINÁRIO INTERPOSTO PELA RECLAMANTE E, NO MÉRITO, NEGAR-LHE PROVIMENTO, fiquei sem entender muito bem essa decisão. e qual recurso cabe ?
2 – dúvida, outra decisão de acórdão, foi negado seguimento de recurso de revista e negou seguimento ao agravo de instrumento, ambos da reclamada, pois protocolamos contrarrazões em agravo de instrumento em Recurso de revista, qual seria o prazo para essa decisão
Oi, André!
Sobre a pergunta 1, veja essa matéria:
⭐️ https://www.manualdoadvogado.com.br/2017/03/passo-a-passo-sentenca-ao-transito-julgado.html
Sobre a pergunta 2, sugiro essa:
⭐️ https://www.manualdoadvogado.com.br/2016/10/prazo-recorrer-justica-trabalho.html
Abraço!
Boa tarde menissa
Tenho 1 processo 1° instancia ganho por revelia,recorrente entrou com R.O alegando que foi enviado as notificacoes em endereço errado,foi negado RO ,trt alega q pelo sistema de busca infojud o recorrente mesmo passou o endereco onde foi devidamente enviado as intimacoes,recorrente interpos ED que tambem foi negado ,logo apos interpos Recurso de revista que por ves tambem foi negado,vc pode me esclarecer uma duvida ,na esta na faze de execucao para finalizar quanto tempo mais ou menos para final de processo ou existe mais algum recurso cabivel,o numero do processo e 00007014820185090585 obrigado pela atencao
Oi, Lucas 🙂
Não dá para prever m prazo, mas recomendo a leitura dessa matéria:
⭐️ https://www.manualdoadvogado.com.br/2017/03/passo-a-passo-sentenca-ao-transito-julgado.html
Bom dia Dra Melissa! Em meu favor foi negado seguimento de recurso por falta de transcendência, no TST e em decisão monocrática. Posso considerar então que meu processo já encontra-se em “trânsito julgado”?
Oi, Wadilson 🙂
Aguarde, pois o trânsito em julgado deve ser certificado pelo próprio Tribunal.
Boa noite!
No meu caso o agravo foi negado pelo art. 896,§1° – A, I, da clt.
Percebi que a maioria dos recursos de revistas tem a mesma forma de negar o seguimento, no entanto, agravam, o recurso segue, mas não ocorreu o mesmo comigo.
Tem como me ajudar
Oi, Leandro!
O procedimento é: RECURSO DE REVISTA –> INDEFERIMENTO –> AGRAVO –> TRIBUNAL SUPERIOR PARA NOVA ANÁLISE.
Normalmente os Agravos seguem, como você falou, porém o Tribunal superior faz um novo exame de admissibilidade e se realmente não existir indicação do trecho, o Agravo não é provido e o RR nem chega a ser analisado.
Espero que tenha ficado claro 😉
Melissa, o Agravo Interno é cabível mesmo no caso do § 5° do artigo 896-A? In verbis:
” 5o É irrecorrível a decisão monocrática do relator que, em agravo de instrumento em recurso de revista, considerar ausente a transcendência da matéria “
Oi, Luis! Tudo bem?
O próprio parágrafo único do 265 (que eu transcrevi no post) ressalva os casos em que há decisão de caráter irrecorrível, como esse que você citou. Nesse caso não caberá o Agravo Interno 🙁
Olá Melissa, nunca entrei com agravo interno e agora tenho um processo que foi negado seguimento no TST, mas fiquei com receio da multa.
A aplicação dessa multa é comum? No caso o processo que atuo foi negado por falta de transcendência (geral) e reexame de probatório…
Agradeço eventual esclarecimento e parabéns pelo site!
Oi, Cau 🙂
A aplicação da multa é comum sim… Se eu fosse você não arriscaria, especialmente se o recurso realmente não apresentar transcendência e se de fato foi suscitado o reexame de provas 🙁
Melissa, nesse caso o agravo é feito nos próprios autos do processo?
Oi, Karina!
Sim, nos próprios autos 🙂
Oi, tudo bem?Mas é exatamente isso que eu vou fazer, porque só ele pode avaliar o caso concreto e aplicar o remédio processual adequado :(Boa sorte!
Meu agravo interno no TST foi negado. Quero interpor RE, se o TST negar subida, tem como força-la?Por favor não me mande perguntar ao meu advogado!
Oi, tudo bem?Você tem que conversar com o seu advogado!
Tem que conversar com o seu advogado 😉
O processo foi 30.000,00 e pergunto se vou mesmo t direito a 1% do valor atualizado;visto q a empresa perdeu em todos esses recursos???
A empresa perdeu no agravo de recurso de instrumento no tst,eu pergunto se ainda vao apelar ou se eu vou t direito a algo,e se demora