receba nossas postagens no seu e-mail!

Manual do Advogado

Tem algumas expressões do mundo jurídico que são meio diferentes para quem não está acostumado. Lembro da primeira vez que ouvi que os autos estavam conclusos. Fiz cara de quem entendeu e saí, mas na verdade não tinha ideia do que era isso. Se eu tivesse acesso a um dicionário jurídico, saberia que:

Conclusos Institui-se que os autos foram conclusos quando enviados ao juiz, com termo de conclusão. Quando os autos estão conclusos o juiz tem o poder de exaurir seu despacho ou proferir sentença.

Por isso acho muito importante você ter um por perto. Existem doutrinadores que lançaram ótimos dicionários, como a Maria Helena Diniz, mas se você não está com grana ou se precisa consultar alguma palavra pela internet mesmo, recomendo o Dicionário Jurídico Direito Net. Nele é possível encontrar palavras mais simples, como carga, juntada, até o significado de writ (palavra inglesa usada normalmente em habeas corpus) e a definição de vitimologia.
Tem algum outro dicionário que você usa?
Compartilha aí! 😉

Leia também

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • […] está pedindo, o juiz pode até determinar a emenda da petição (não sabe o que é isso? Veja no Dicionário Jurídico). O modelo que eu coloquei aí embaixo é básico, mas bem completinho.  ATENÇÃO, pois há […]

  • […] elas: Exceção de Incompetência, Contestação ou Reconvenção (não sabe o que são? Veja no Dicionário Jurídico).Normalmente a Exceção de Incompetência é uma defesa bem informal, que pode ser arguida até de […]