No momento em que o seu escritório começar a crescer, você precisará de ajuda para gerenciar e executar as atividades mais simples do dia a dia.
Se optar pela contratação de uma secretária, é importante que ela entenda como funciona a área jurídica e qual será o papel dela no escritório, pois essa é uma profissional agregará um valor enorme ao trabalho do advogado que, sem ter que se preocupar com atividades mais rotineiras, poderá se concentrar em ampliar a rede de clientes, atender compromissos jurídicos e cumprir prazos.
A secretária precisa ser:
- Educada: ela é o nome do escritório no relacionamento com cliente e acaba automaticamente levando “a cara” do seu escritório nesse trato. É importante que ela faça uma boa recepção, com respeito e qualidade, valorizando o problema que o cliente está trazendo ou o momento que ele está vivenciando (se você for advogado de reclamantes, por exemplo, o seu cliente provavelmente acabou de ser demitido e está sem trabalhar, precisando de dinheiro).
- Confiável: essa é uma posição com expectativa de credibilidade e confiança muito elevada, pois essa profissional terá acesso a informações estratégicas do seu negócio.
- Dinâmica: quando ela entender um pouco como funciona o processo no qual o advogado está imerso, conseguirá colaborar mais diretamente.
Atividades que a secretária pode fazer em um escritório de advocacia:
- Atendimento telefônico
- Recepção de clientes
- Agendamento de reuniões
- Compra de materiais
- Envio de correspondências
- Controle de prazos
- Pagamento de guias
- Protocolo de petições
- Organização de arquivos e documentos
- Gerenciamento de site e redes sociais
Lembre-se: o valor do escritório está na carteira de clientes, então ao valorizar o cliente você na verdade estará valorizando o seu próprio negócio!
Contratar uma boa secretária é um investimento na marca do escritório.
_____________________
Contribuição: Rubens Menezes – advogado com mais de 30 anos de experiência
Crédito de imagem: Freepik
Trabalho como secretaria a 2 anos e além das atividades administrativas, ainda produzo petições inicial e intermediárias, deveria ser parte da minha função?? Devo requerer pagamento a mais?
Nayra,
Elaborar petições é uma atividade privativa do advogado e não pode ser feitas por outros profissionais.
Essa atividade NÃO deveria fazer parte das suas atribuições.
Eu comecei a trabalhar em escritório a 3 dias, uma área que ainda não estou acostumada e que ainda não conheço muito, teria mais explicações aprofundadas?
Daniela,
Começa com o passo a passo para entender tudo o que acontece no processo:
1. Passo a passo: da Distribuição à Sentença
2. Passo a passo: da Sentença ao Trânsito em Julgado
3. Passo a passo: Execução Trabalhista
Faz parte do serviço da secretaria jurídica repor materiais como copos, água e limpar as mesas de trabalho?
Rose, tudo bem?
Se a secretária já foi contratada como sabendo das funções e se isso faz parte do escopo das atividades, então pode sim 😉
bom dia eu sou benedito rogerio sou secretário de um escritório de advocacia a noves anos e oito meses uma area na qual gosto muito quero aprender cada dia mais …acho muito massa as audiencias jures prazos e outras coisas !!! eu benedito rogerio secratário de advogado senhor doutor luis fernando gulhon oab 9.067 escritório de advocacia guilhon amorim itapecuru mirim -ma rua basilio simão s/n centro tel: 98 334632782 991187900 luis fernando
Que legal, Benedito Rogério!
Bons estudo e não perca nunca a curiosidade, porque o Direito está em constante renovação 😉